E participei de novo do dia de campo na Fazenda Santa Brígida em Ipameri. Como antes meu trabalho era aplicar o jogo entre os participantes do dia de campo enquanto eles esperavam sua vez de visitar as estações de demonstração ao longo da fazenda.

Um fator que pegou um pouco dessa vez foi o tempo. Saímos de madrugada para ir até a fazenda, mas o tempo ruim acabou nos atrasando e acabei chegando com o evento já iniciado. O que me rendeu uma preparação para lá de complicada, pois eu tive de praticamente batalhar as minhas mesas para conseguir dispor o jogo. Mas apesar disso logo eu consegui me instalar. Logo consegui confirmar que o ocorrido no ano passado não foi uma exceção, mas a regra. A experiência em Ipameri novamente foi uma das melhores em termo de aplicação de um jogo de tabuleiro educativo em eventos. Atuar como facilitador em duas mesas é cansativo, mas gratificante. Os universitários agiram do mesmo modo do ano passado e alguns chegaram a jogar umas 3 ou 4 rodadas até serem lembrados que o grupo deles tinha de ir para as estações.

Das surpresas foi que dessa vez o jogo atraiu alguns produtores. Nada como uma mesa de jogo cheia para atrair outros jogadores. Foi uma experiência interessante pois um ou outro não era muito seguro em termos de leitura, uma situação nova que me demandou ainda mais tato como facilitador para não criar uma situação constrangedora. Mas nesse ponto o jogo demonstrou funcionar bem por depender muito mais de raciocínio espacial e sensibilidade visual do que necessariamente leitura e memorização. No mais a recepção foi boa, as pessoas perguntaram onde poderiam comprar, como sempre ou se eu poderia lhes dar alguns, como sempre também.

As mesas funcionaram até o final do evento, como esperado e não fiquei ocioso em momento nenhum desde que me instalei. O que me falta agora é tentar um evento maior, algo com outros facilitadores que atendesse grupos grandes, de até uns 25 por vez. Num evento de 600 pessoas eu imagino que consigo garfar um público desses, só me falta desenvolver mais infraestrutura, especialmente em termos de recursos humanos.

