Apesar da ausência no blog o trabalho continua, apenas um pouco mais atribulado. Esse ano vou apresentar dois trabalhos no Simpósio sobre jogos da SBGames 2012, na verdade é o primeiro evento grande que participo apresentando algo.

Na manhã do dia 3 de novembro apresento Desenvolvimento de Ilustrações para um Jogo Educativo sobre o Cerrado Brasileiro através de Pesquisa-ação, um texto conjunto com o Claudio Delamare, professor do IESB e ilustrador do projeto. O artigo descreve o desenvolvimento das imagens  do jogo que foi tema do mestrado e projeto conjunto entre a Embrapa e a FBB. Foi legal rememorar o processo, agora com mais tempo para reflexão e a complexidade requerida pelo projeto de um jogo. Afinal, de apenas um aspecto do projeto já conseguimos tirar um artigo e ralamos para o assunto caber no número de páginas aceito pelo evento.

Dados e cartas na escola: o potencial pedagógico dos jogos não-eletrônicos é um artigo curto e surgiu de uma idéia do A. P. Leme Lopes, professor de História da UnB. Com todo esse frenesi videogames esperamos que seja uma bem-vinda ousadia discutir o assunto dentro de um evento sobre videogames. Como um dos avaliadores comentou é uma oportunidade para levar uma boa discussão para evento. Por coincidência Luiz Claudio Duarte do Senado Federal propôs o artigo Jogos de Tabuleiro no Design de Jogos Digitais.  Considerando o título a idéia pode ser convergente com a nossa proposta, mas focada no aspecto design. Eventualmente podemos até pensar num trabalho futuro a três mãos.

Do evento posso dizer que participar de um evento científico é uma ótima experiência intelectual. As análises dos avaliadores, mesmo as mais rigorosas foram bem construtivas e em alguns casos nos levaram a pensar em aspectos que não havíamos pensado inicialmente. Imagino como será apresentar e responder aos outros participantes, mas soa promissor.

E para melhorar já vi uma série de outros trabalhos interessantes. É legar ver que o cenário brasileiro de jogos está amadurecendo. Fora as palestras com os medalhões, fiquei bem curioso com:

  •  Politicianz – O Jogo Político de Rafael Araujo (University of Brasilia), Teo Horta (University of Brasilia);
  • Gameplay x playability: defining concepts, tracing differences de Vinicius Mello (UERJ) e Letícia Perani (UERJ); 
  • O tutorial Gameficação – Uma análise das técnicas de engajamento atualmente utilizadas com Dennis K. Colelho (Univali), Alexandre Sena (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC);
  • Influence of miths, symbols and psychology on game’s script and characters de Anderson Canafístula (Universidade Federal do Ceará), Levi Ribeiro (Universidade Federal do Ceará), Luter Nobre (Universidade Federal do Ceará);
  • Elementos de Design em Videogames: Um framework para a discussão do Game Design de Thais Weiller (Universidade de São Paulo);
  • On Gamification and Persuasion Enric Llagostera (IT University of Copenhagen) e diversos outros.

As datas e horários das apresentações estão disponíveis no site do evento.

Anúncios