Uma das coisas que gosto é ver como idéias legais podem ter mais usos que o autor pensou originalmente. Isso tem sido algo muito comum com tecnologias de uso comum, ninguém poderia imaginar o uso que redes sociais e twitter teriam como difusor de notícias e seus papéis cruciais na história recente. Quem imaginaria grandes manifestações combinadas pelo facebook ou organizadas por twitter?

No meu caso uma das minhas pequenas diversões é imaginar como certas coisas podem ser usadas para fins de aprendizado. Meus exemplo mais recente foi essa série de cartazes de propaganda com o tema de Super Mário Bros.

 O trabalho do Fro Design Co. foi mostrar como seriam cartazes motivacionais feitos pelos vilões do jogo. Um assustador grupo de tartarugas, flores carnívoras etc.

Bem, o que é interessante é que vendo esses cartazes é possível ver os mecanismos que geralmente são usados para difundir e reforçar uma mensagem. É possível ver nos posters certas táticas que me lembraram minhas leituras sobre propaganda de guerra na matéria de introdução a sociologia. Coisa de uma vida atrás.

A vantagem de ver isso num tema “neutro” como um videogame é que se abre espaço para que os alunos observem os mecanimos, independente da mensagem ou do tema do cartaz. O que pode ser interessante para passar por cima de certos antollhos ideológicos que os alunos possam ter. É possível ver esses recursos sendo usados nos cartazes da segunda guerra mundial, os quais eu apostaria que foram a inspiração do designer. Tais cartazes poderiam ser interessantes para uso em aulas de história ou sociologia. Na verdade em termos de uso é possível até pensar em outro usos, como descrever uma certa linguagem visual para estudantes de artes visuais, usando outros cartazes retrô sobre videogame.

Ficou divertido? Claro que sim.

Tanto que recomendo ver os outros cartazes aqui.

 

Fonte: http://technabob.com/blog/2011/08/24/mario-propaganda-posters/

