Há algum tempo o Mattar vem promovendo rodas de discussão via twitter denominadas #eadsunday. A de  31/01 foi especialmente interessante por causa da polêmica sobre o Designer Instrucional, o que esse profissional pretende ser e o que a profissão vem se tornando no Brasil. Confesso que me envolvi mais nela que devia, afinal tenho um paper de conferência tentando roer meu cérebro. Mas foi uma ótima experiência não só pela diversidade de argumentos como pela oportunidade de conhecer pessoas interessantes que estão na área.

Uma amostra do que rolou em ordem decrescente de atualidade (para quem fugiu da escola isso significa os mais recentes primeiro):

soniabertocchi RT @pcarolei: Há trabalhos de DI que envolvem a criação de novos modelos complexos e não apenas a repetição de “esquemas” #eadsunday

celso_gomes No debate sobre a função de Designer Instrucional na EaD na #eadsunday de 31/01, contudo destaco as ótimas colocações de @rtracten

amchagas RT @joaomattar: Espero que os designers instrucionais ajudem a mudar o cenário da EaD fordista em nosso país#eadsunday (foi show hoje)

evanfire RT @joaomattar@julcirocha no fundo no fundo, eu torço para que os DIs ajudem a mudar o quadro da EaD no Brasil, não reforçar o que vivemos #eadsunday

anabee RT @joaomattar: RT @rtracten Os DIs podem ajudar a melhorar não apenas a EAD mas as outras modalidades de educação tb… 😉 #eadsunday

joaomattar @rtracten sim, e não encerrei o debate, devo sair mas podem continuar, é claro, rs #eadsunday

gandhiferrari @joaomattar Será possível ou é utopia sonhar com uma concepção complexa, holística de EAD? #eadsunday

joaomattar @gandhiferrari ok, nesse modelo, então, é que não enxergo com bons olhos o DI, mas nem o conteudista nem o tutor#eadsunday

pcarolei Também me arrepia alguns cursos que surgem por ai que afirmar que DI é o profissional de “enfeita” o conteúdo “chato”#eadsunday

rtracten A ideologia do DI é que os projetos sejam bem planejados, desenvolvidos e implementados, seja quais forem seus objetivos.#eadsunday

rtracten @joaomattar o DI não é isento de influências históricas, contudo se coloca como uma tecnologia e não uma ideologia educacional. #eadsunday

gandhiferrari @joaomattar esse modelo é furado!O trabalho em equipe é para se desenvolver uma ead focada realmente na construção de conhecimento#eadsunday

rtracten @joaomattar se planejamos buscamos o alcance dos objetivos de aprendizagem seja qual for a filosofia que os estabelece. #eadsunday

joaomattar @ldocencia não é o DI em que vc acredita, nem eu, mas o que encontro em livros e na vida #eadsunday

renatobf é necessário haver equilíbro entre planejamento e gerenciamento #eadsunday

rtracten @joaomattar planejar demais não leva ao simples uso de checklists nem burocracias. Aplicar DI não é isso… #eadsunday

joaomattar @julcirocha no fundo no fundo, eu torço para que os DIs ajudem a mudar o quadro da EaD no Brasil, não reforçar o que vivemos #eadsunday

pcarolei Mattar acho importante sua preocupação porque há muita gente que banaliza mesmo o processo educacional e “reduz” tudo a conteúdo #eadsunday

joaomattar @ldocencia mas o excesso de planejamento pode transformar o DI em um checklist, uma burocracia, que esquece o aprendizado #eadsunday

rtracten @renatobf a falta de planejamento, contudo, é um dos fatores que pode levar aos maiores problemas em um projeto de EAD. #eadsunday

rtracten @renatobf concordo: os usos, os pressupostos, as influências de mercado, os modismos etc. tudo isso pode levar a desvios #eadsunday

julcirocha @julcirocha Quero dizer, o mercado pede coisas muito mais simplórias do DI #eadsunday

joaomattar The Attack on ISD http://tiny.cc/BM4LZ ISD at Warp Speed http://tiny.cc/kswWM (I share the vision) #eadsunday

julcirocha @pcarolei Paula, mas ainda estou com o João, essa é a minoria das exigências do mercado… espero estar errada#eadsunday

renatobf @joaomattar eu acho que vc tem razões reais para isso, mas acho que a fonte do problema não é o DI, mas o uso que se faz dele #eadsunday

julcirocha @renatobf Adorava esse jogo ! 🙂 #eadsunday

pcarolei Há trabalhos de DI que envolvem a criação de novos modelos complexos e não apenas a repetição de “esquemas”#eadsunday

renatobf lembrando de Detetive, a culpa era da Srta. Rosa, não do candelabro 🙂 #eadsunday

rtracten @joaomattar a existência de projetos ruins não invalida os conceitos relacionados ao planejamento. #eadsunday

joaomattar @renatobf preciso psicanalisar essa minha resistência aos “objetivos de aprendizagem”, não acho que por aí saia coisa boa #eadsunday

pcarolei O contexto do DI nos EUA é diferente do Brasil. Lá a “figura” surgiu num outro tempo e espaço. Há a busca de um “super modelo” #eadsunday

joaomattar @julcirocha ou diminuindo o $ do professor, criando turmas com mais de 300 alunos, evitando interações pq não dá com tanta gente #eadsunday

joaomattar @pcarolei não duvido, Paula, conheço excelentes DIs e respeito muito seu trabalho #eadsunday

renatobf @rtracten e games também tem objetivos claros, público-alvo etc. tudo design #eadsunday

joaomattar @julcirocha e não foi nem a questão de enfeitar conteúdo, foi tudo errado, o projeto todo #eadsunday

pcarolei Eu “respiro” DI em várias frentes lá no SENAC: acadêmico e coorporativo. e há um espectro de complexidade nessa função.#eadsunday

rtracten @joaomattar games podem variar no estilo, proposta, filosofia etc. mas precisam de gestão de projeto, dada sua complexidade #eadsunday

pcarolei Os livros sobre DI ainda são poucos e acho que são mais “hands on” do que uma reflexão profunda do que faz esse profissional #eadsunday

e muito mais…


Anúncios