No último fim de semana visitei a mostra de ciência e tecnologia na esplanada do ministérios. A mostra é bem ampla, variando desde apresentações de colégios de nível médio até demonstração de simuladores da aviação do exército.

Ainda que seja um evento voltado para o público infanto-juvenil gosto do eventos por vários motivos: em primeiro por uma questão cívica, gosto de ver que podemos fazer pesquisa também; por seu foco em instigar o interesse de crianças e adolescentes e quem sabe semear um povo melhor; e por fim porque se pode ver algumas técnicas interessantes para interessar esse público, que pensa rápido mas é disperso. Considero uma façanha quem planeja estandes para apresentar assuntos tão complexos de forma a capturar a atenção de crianças, deve ser um desafio interessante.

Dentre essas iniciativas uma que achei particularmente interessante foi um pequeno jogo para demonstrar o impacto ambiental do ser humano sobre o ambiente. Em uma grande maquete o “jogador” poderia escolher peças como cidades, fazendas, parques etc. Ao colocar uma peça dessas o monitor do jogo mostrava o efeito que aquela alteração provocava em volta da peça colocada pelo jogador. Se era inserida uma cidade, ele mostrava os recursos demandados para sustentar a cidade, a poluição produzida etc.Enfim, uma forma lúdica, interativa e inteligente de se demonstrar impacto ambiental.

Anúncios