Ok, é só mais um destes tantos gadjets de internet. No caso peguei o blog do Pedro Dória que pegou do jornal argentino La Nacion. Gostei deste porque serve para demonstrar uma das aplicações do design, tornar dados mais palatáveis graças a uma interface visual.

No caso o que temos é uma nuvem de palavras, com as mais utilizadas aparecendo com mais destaque. Convenhamos, é muito mais agradável e prático do que ver uma grande tabela com as palavras mais usadas e o número de vezes em que elas aparecem, não? E ainda assim serviu como informação para me mostrar que tenho usado a palavra “sobre” com mais frequência que o termo “educação”. Claro que eu podeira colocar tudo na horizontal, mas os detalhes essenciais do que eu queria saber, quais as palavras que mais uso em meus textos está sendo cumprido e de uma forma mais agradável que uma tabelona.

Enfim, aí vai uma questão de projeto. Posso não ter a precisão do número exato de vezes que cada palavra, mas pode ser que eu simplesmente não precise dessa informação, apenas deseje uma comparação entre as palavras.  Tudo questão de proposta.

Enfim gráficos, e em última instância comunicação visual, servem para isso mesmo: tornar a visualização mas agradável e prática, sem perder de vista o cumprimento da função.

E claro, também é um brinquedo divertido e fácil de usar, recomendo.

clique para ver em tamanho real

