Admito que sou um fã confesso de coisas um tanto esquisitas. Ao planejar aulas sempre me divertia em inventar exercícios e formas de avaliar o desempenho e aprendizado dos alunos, o que significa formas de avaliar aos alunos e à minha aula. Ainda assim acho que algumas das melhores e mais interessantes pesquisas sobre avaliação não estão nas salas de aula ou nos corredores da academia, mas nos processos seletivos e treinamentos do RH ( agora a afamada da tal Gestão de Pessoas). E para reforçar minha impressão assisti a um exemplo desses hoje. Dessa vez na categoria de avaliado, ou seria vítima?

Participei de uma entrevista de emprego para uma gráfica. Ironicamente fui avaliado por um antigo conhecido da Universidade, o que não significa que ele facilitou a minha vida. A entrevista começou com uma detalhada análise do meu portifólio com uma série de perguntas estratégicas sobre a produção de certas peças, apresentadas de forma casual, enquanto eu comentava os trabalhos.

A segunda parte foi uma conversa, quase informal sobre tipografia, fluxo de trabalho e produção gráfica. E a coisa corria razoavelmente tranquila. Depois de quase dez anos de carreira é mais raro ser pego de surpresa em uma entrevista e até ali achei que essa ia terminar logo e de forma tranquila.

Até a última pergunta.

Casualmente David (vou chamá-lo assim), meu simpático avaliador tira uma nota nova de 10 reais e pede que eu comente e descreva quais foram os processos de impressão utilizados na produção daquela nota. Começei a comentar o que eu apreendia daquela nota, comentando sobre o tipo de papel, impressão em marca d´agua, rotogravura, impressão em relevo (o nome certo é calcogravura) e confessei que nunca entendi como eles conseguiam manter o registro frente/verso das notas tão perfeito.

Em suma, foi um daqueles momentos que serve para te manter humilde e lembra que por mais que tenha experiência a vida guarda suas surpresas. Avaliar profissionais experientes é um exercício muito mais difícil que novatos, e essa foi uma das raras análises realmente eficientes pela qual eu já passei em uma de minhas áreas de conhecimento. Se não for chamado pelo menos posso ficar tranquilo que perdi para alguém realmente melhor que eu.

