Estava trabalhando na minha monografia esses dias. No caso estou fazendo o design instrucional de um curso “by-the-book” de Webdesign seguindo o método que nos foi ensinado. O que me levou a confrontar alguns óbvios sussurrantes.

No momento estou definindo os objetivos gerais e específicos do curso. A idéia é definir primeiro as competências que o aluno deve adquirir, considerando competência como uma soma de conhecimentos, habilidades e atitutes.

Ok, admito que ainda estou me embolando na hora de diferenciar habilidades de atitudes, mas prometo resolver isso dentro do prazo. Voltando ao assunto foi o efeito de se definir as competência que eu achei interessante. Com as competências definidas, os objetivos gerais do curso simplesmente fluíram. É… não tenho verbo melhor para descrever a facilidade que foi para definir os objetivos gerais a partir das competências.

Definidos os objetivos gerais eu me senti seguro para definir os objetivos específicos, obviamente começando pelas competências específicas que desejava para os alunos. E novamente as coisas fluíram e com um bônus. Ao final dos objetivos específicos eu já tinha uma noção razoável de qual a seria estrutura e o conteúdo do curso. Inclusive descobri que alguns tópicos que eu pensei inicialmente necessários estavam se mostrando supérfluos.

Ao contrário que muita gente pensa, nível superior não serve apenas para te dar diploma e servir de desculpa para pedir um salário mais alto. Também significa oferecer um instrumental de pensamento que lhe permita resolver problemas mais complexos, ao mesmo tempo que otimiza seu trabalho e libera sua cabeça para cuidar de coisas mais criativas.

No caso que estou narrando, o que aconteceu foi um simples uso de método, no caso um método de design instrucional que inclusive serviu para derrubas algumas idéias pré-concebidas minhas sobre como deveria ser meu curso. E olha que eu trabalho com webdesign há quase dez anos.

O método pode se tornar um gesso? Sim, principalmente para quem não tem noção de metodologia. Afora esse caso, ele é um ponto de apoio para a construção de um projeto que permite otimizar o tempo, rastrear o processo de criação para eventuais ajustes e correções e ainda avalizar um projeto.

