Edutainment (also educational entertainment or entertainment-education) is a form of entertainment designed to educate.

O que o texto acima que dizer é que Edutainment (ainda não temos uma expressão para isso em no idioma de camões) é uma forma de entreterimento projetada para educar também. Pessoalmente não acho a idéia tão inovadora assim, mas parece que agora ela está sendo levada a um novo patamar.

Quando estou vendo um documentário que romantiza uma situação para entreter o espectador ele está trabalhando para tornar a informação do documentário mais palatável. Canais científicos americanos como o Discovery Channel e o History Channel são mestres nisso. Vá lá que embutem um monte de ideologia e publicidade de produtos americanos junto, mas sua relevância técnica deve ser citada.

E que relevância técnica é essa? No caso creio que é um ótimo trabalho de design instrucional, o que temos é uma técnica instrucional fortemente apoiada em imagens, sons, cenas e uma história romantizada que na verdade são técnicas de ensino.

Obviamente isso não substitui a sala de aula. Portanto, nada de professor malandro sentar do lado da turma e ficar assistindo. Mas é um complemento interessante para reforçar ou introduzir um assunto de aula.

Anúncios